Instruções de Uso

Autocuidados para o controle das Disfunções Temporomandibulares

1) Mantenha os dentes desencostados e os músculos mandibulares relaxados. Cole os adesivos que acompanham o produto na parte de trás do seu celular, na mesa de trabalho e/ou em lugares que desejar. Cada vez que observar os adesivos, verifique como estão os seus dentes. Se houver algum contato entre eles, desencoste.


2) Baixe o aplicativo "desencoste seus dentes" que também vai te auxiliar a monitorar o contato dental. A cada hora, quando o aplicativo tocar, faça uma respiração profunda e observe a sua postura. Em seguida, abra a boca e segure aberta por 5 segundos respeitando os limites da sua dor. Alongue também o corpo. Aprenda e pratique exercícios respiratórios abdominais e técnicas de relaxamento.


3) Caso você não saiba como posicionar/relaxar a sua mandíbula, pronuncie a letra N, encontre a posição e mantenha a sua mandíbula relaxada.


4) Utilize a máscara Thermo Maxx DTM, de 2 a 3 vezes/dia, com disciplina. Cuidado ao ajustar a máscara na cabeça. Ela deve estar confortável e sem apertar o seu queixo. Após o uso por 15 minutos, faça 10 repetições de abrir e fechar a boca lentamente, respeitando os limites da sua dor.


5) Acrescente atividade física regular como, por exemplo, caminhadas de 50 minutos pelo menos 3 vezes/semana. A atividade física deve ser feita mediante acompanhamento médico.


6) Faça diários para monitorar sua dor. Anote e identifique os fatores desencadeantes e os fatores que agravam a sua dor.


6) Tenha uma boa noite de sono, reduza as luzes e evite atividades físicas intensas próximas ao horário de dormir. Procure não dormir com fome ou comer em excesso antes do sono. Evite o uso excessivo de cafeína e refrigerantes. Evite dormir de bruços ou com a mão apoiada diretamente na sua mandíbula.


7) Essas orientações não estabelecem regra. Siga as orientações do seu profissional de saúde e tenha uma ótima recuperação.