Thermo Maxx em tese de mestrado

ThermoMaxx por Natalia Pinheiro

O produto Thermo Maxx DTM foi inserido em tese de dissertação de mestrado da Profa. Natália Pinheiro Ribeiro. 

Termoterapia de superfície: 

Após a primeira coleta de dados , foi aplicado calor superficial nas regiões dos músculos masseteres e temporais 

bilaterais, por meio de bolsas de gel, acopladas a um dispositivo específico 

para a face (Thermo Maxx DTM ),  de acordo com as orientações do fabricante. 

Resultados :

Observou-se um aumento da força de mordida no grupo DTM pós a aplicação da termoterapia.  A termoterapia  melhora o alongamento muscular em razão do aumento da extensibilidade do colágeno presente no músculo, resultando em maior elasticidade, menor viscosidade, maior fluxo 

sanguíneo e consequente aumento energia, reestabelecendo força e função muscular.

É comum pacientes que apresentam DTM, seja 

pela dor sentida, seja pelo desconhecimento da própria condição , ou até mesmo por orientação de profissionais de saúde, ficarem com medo de abrir a boca.

Por vezes, começam a fazer dieta pastosa e  limitam drasticamente o movimento mandibular.

Então,  o problema se agrava. 

Dessa forma,  é importante consultar o dentista especialista para avaliação e diagnóstico. 

Ao final , quando o diagnóstico é MUSCULAR,  o tratamento é realizado de forma contrária, ao invés de restringir os movimentos mandibulares, faz –se a  aplicação da TERMOTERAPIA ( Thermo Maxx DTM ) e EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS ATIVOS LIVRES que poderá ser orientado também no tratamento fisioterapêutico.

Se  tiverem interesse , enviaremos a vocês  a escala tampa de Cinesiofobia do  Laboratório de Pesquisa sobre Movimento e Dor Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP para vocês aplicarem em seus pacientes.

Criança com dor de cabeça

Uma recente revisão sistemática concluiu que 1 em cada 6 crianças e adolescentes têm sinais clínicos de alterações de ATM.  É preciso que os clínicos fiquem atentos a essa faixa etária.

O Thermo Maxx DTM foi desenvolvido pela UNB com análises antropométricas para ser ajustado em todos os tamanhos de cabeça, incluindo crianças e adolescentes. 

Tratamento conservador, em domicílio,  sem o uso de medicamentos.

Prevalence of Clinical Signs of Intra-Articular Temporomandibular Disorders in Children and Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis

Cristhiani Giane da SilvaCamila Pachêco-PereiraAndré Luís PorporattiMaria Gorete SaviMarco A PeresCarlos Flores-MirGraziela De Luca Canto

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados