Thermo Maxx em tese de mestrado
O produto Thermo Maxx DTM foi inserido em tese de dissertação de mestrado da Profa. Natália Pinheiro Ribeiro.
Termoterapia de superfície:
Após a primeira coleta de dados , foi aplicado calor superficial nas regiões dos músculos masseteres e temporais
bilaterais, por meio de bolsas de gel, acopladas a um dispositivo específico
para a face (Thermo Maxx DTM ), de acordo com as orientações do fabricante.
Resultados :
Observou-se um aumento da força de mordida no grupo DTM pós a aplicação da termoterapia. A termoterapia melhora o alongamento muscular em razão do aumento da extensibilidade do colágeno presente no músculo, resultando em maior elasticidade, menor viscosidade, maior fluxo
sanguíneo e consequente aumento energia, reestabelecendo força e função muscular.
É comum pacientes que apresentam DTM, seja
pela dor sentida, seja pelo desconhecimento da própria condição , ou até mesmo por orientação de profissionais de saúde, ficarem com medo de abrir a boca.
Por vezes, começam a fazer dieta pastosa e limitam drasticamente o movimento mandibular.
Então, o problema se agrava.
Dessa forma, é importante consultar o dentista especialista para avaliação e diagnóstico.
Ao final , quando o diagnóstico é MUSCULAR, o tratamento é realizado de forma contrária, ao invés de restringir os movimentos mandibulares, faz –se a aplicação da TERMOTERAPIA ( Thermo Maxx DTM ) e EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS ATIVOS LIVRES que poderá ser orientado também no tratamento fisioterapêutico.
Se tiverem interesse , enviaremos a vocês a escala tampa de Cinesiofobia do Laboratório de Pesquisa sobre Movimento e Dor Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP para vocês aplicarem em seus pacientes.
Uma recente revisão sistemática concluiu que 1 em cada 6 crianças e adolescentes têm sinais clínicos de alterações de ATM. É preciso que os clínicos fiquem atentos a essa faixa etária.
O Thermo Maxx DTM foi desenvolvido pela UNB com análises antropométricas para ser ajustado em todos os tamanhos de cabeça, incluindo crianças e adolescentes.
Tratamento conservador, em domicílio, sem o uso de medicamentos.
Prevalence of Clinical Signs of Intra-Articular Temporomandibular Disorders in Children and Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis
Cristhiani Giane da Silva, Camila Pachêco-Pereira, André Luís Porporatti, Maria Gorete Savi, Marco A Peres, Carlos Flores-Mir, Graziela De Luca Canto